Por que implementar Testes Unitários?

Spread the love

Fala Pessoal beleza! Nesse post aprenderemos, por que devemos implementar testes unitários? Se podemos tranquilamente executar a nossa aplicação e apenas fazer os testes manualmente garantindo que tudo funcione, então, por que implementar testes unitários? Por que apenas testar manualmente não nos garante que o código se mantém funcionando após mudanças? Bom é claro que existem algumas vantagens significativas em implementar testes unitários para testar nosso código.

Implementamos testes unitários para garantir que nosso código funcione e isso é óbvio, mas essa não é a maior vantagem. Uma das razões pelas quais implementamos testes unitários é para garantir que o método que implementamos funcione bem com diferentes parâmetros sejam eles válidos ou inválidos. Afinal de contas precisamos ter certeza de que tudo funciona bem com parâmetros válidos e inválidos. É claro que também podemos fazer testes manuais e fornecer manualmente parâmetros válidos e inválidos. Mas se tivermos uma aplicação muito grande com muitas funcionalidades, é muito fácil esquecer de testar uma das funcionalidades com um dos parâmetros inválidos. Principalmente quando temos muitos desenvolvedores trabalhando no projeto quando as alterações em nossa aplicação são feitas diariamente e quando precisamos fazer testes frequentes, o teste manual da aplicação que possui muitas funcionalidades torna-se muito difícil e torna-se muito fácil esquecer de testar a funcionalidade com um parâmetro de entrada inválido específico.

Outro grande motivo pelo qual precisamos implementar testes unitários é garantir que nosso código funcione bem agora e no futuro. Imagine que você escreveu um método muito complexo. Este método é muito útil e outros desenvolvedores começaram a usá-lo em suas classes também. Como podemos garantir que outros desenvolvedores que desejam fazer alterações em seu código não quebrem nada? Os testes unitários que escrevemos para este método lhe darão a confiança de que alterações futuras neste método não interromperão a funcionalidade existente e que este método ainda funcionará conforme o esperado, como costumava funcionar antes, com os parâmetros válidos e inválidos predefinidos.

Esses testes também são chamados de testes de regressão e eles nos ajudam a nos sentirmos mais confiantes de que as novas alterações nas funcionalidades existentes não quebram outras partes da aplicação. Se você fizer alterações em um dos métodos e quebrar uma funcionalidade da aplicação bem testada, isso será chamado de regressão. Por isso podemos dizer implementarmos testes unitários para garantir que não haja regressão e que todas as funcionalidades ainda funcionem conforme o esperado, mesmo depois de fazermos alteração no código existente e tudo continuará funcionando. Bom por esse post é isso no próximo conheceremos o conceito de FIRST.

 

Treinamentos relacionados com este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *