Executando o Hyper-V e o VirtualBox na mesma máquina

Spread the love

Fala pessoal beleza! Recentemente, troquei meu computador e instalei o Windows 10 Pro para trabalhar com o Docker. Mas eu também queria usar o Docker no Ubuntu em uma máquina virtual e aí começaram os meus problemas :-|. Ao inicializar minha máquina virtual Ubuntu pelo VitualBox acontecia um erro:

Failed to open a session for the virtual machine

Failed to open a session for the virtual machine Ubuntu.
 (VERR_NEM_MISSING_KERNEL_API).

VT-x is not available (VERR_VMX_NO_VMX).
Result Code: E_FAIL (0x80004005)
Component: ConsoleWrap
Interface: IConsole {872da645-4a9b-1727-bee2-5585105b9eed}

Aí depois de uma longa pesquisa e um monte de posts inúteis eu descobri que o VirtualBox e o Hyper-V não podem coexistir na mesma máquina (legal né :-|). Como apenas uma virtualização pode executar por vez (desconhecia isso) e como o Hyper-V executa o tempo todo, o VirtualBox não inicializa nenhuma máquina virtual. A solução alternativa (ainda bem que geralmente há uma solução alternativa, não é?) é desabilitar o Hyper-V quando você quiser executar o VirtualBox. Eu encontrei algumas maneiras diferentes na web para fazer isso, mas o único que achei que funcionou (foi esse post do Derek Gusoff) envolveu a alteração das configurações de inicialização usando o bcdedit.
Se você executar o bcdedit sem argumentos, deverá ver uma propriedade chamada hypervisorlaunchtype. Essa propriedade pode ser definida como off ou auto.

Para desabilitar o Hyper-V para usar o VirtualBox, abra um prompt de comando como administrador e execute o comando:

bcdedit /set hypervisorlaunchtype off

Depois disso você precisará reinicializar sua máquina, feito isso o VirtualBox executará suas máquinas virtuais normalmente. Para ativar o Hyper-V novamente, execute o comando:

bcdedit /set hypervisorlaunchtype auto

E claro reinicie.

Treinamentos relacionados com este post





















Leandro

Leandro da Costa é especialista em inteligência artificial on-premise e desenvolvedor de software desde 2010, com mais de 15 anos de experiência em projetos nacionais e internacionais para empresas como Thomson Reuters, Unilever, PagSeguro e Hub Fintech, além de órgãos como CNPq, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça. Trabalho com Java, Python, Kotlin, JavaScript, microsserviços, cloud (AWS, Azure, GCP) e Docker/Kubernetes — sempre em times ágeis, muitas vezes distribuídos globalmente. Já enfrentei desafios reais de escalabilidade e performance, como a modernização do sistema de análise de crédito do PagSeguro, onde reduzi o tempo de resposta de mais de 1 minuto para menos de 15 segundos. Sou Instrutor Parceiro na Udemy desde 2021 — reconhecimento concedido aos 200 melhores instrutores do mundo — com mais de 65.000 alunos em 136 países. Minha missão é compartilhar conhecimento validado na prática, ajudando desenvolvedores a acelerar suas carreiras e conquistar melhores oportunidades. Fora do teclado, gosto bastante de viajar além de esportes de aventura: rapel, tirolesa e trilhas. Apreciador de cervejas, fã de Rock'n Roll, ficção científica e geopolítica. Atualmente atuo como consultor na Erudio Training.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *